PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 05/08/2015

Setrab discute projeto do centro público de Economia Solidária

Parceria visa oferecer alternativas de trabalho e renda para população

Secretário Arolde de Oliveira fala durante a reunião para a discussão sobre o desenvolvimento da Economia Solidária (Foto: Setrab)

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), realizou, na sexta-feira, 31, a terceira reunião do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES). O Projeto do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) e o Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL) foram os temas que se destacaram durante o encontro na sede da Secretaria, no Centro do Rio de Janeiro.

O CESOL possui espaços multifuncionais de desenvolvimento e fomento à economia solidária que oferecem aos empreendimentos populares e solidários a promoção da formação técnica, gerencial e política de novos quadros. Para isso, está havendo uma aproximação entre a economia solidária, o Sistema Nacional de Empregos (SINE) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a perspectiva de atender os trabalhadores oferecendo outra via de geração de trabalho e renda.

A Economia Solidária permite práticas socioeconômicas coletivas (de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito), centradas no ser humano.

O presidente do CESS, secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, reforçou a vantagem que o Conselho possui de estar em todas as áreas. “Das reuniões saem as ideias para colocarmos em prática os benefícios para a população”, concluiu.

Entre as atribuições do conselho, por exemplo, está a criação de um banco de dados e a criação dos critérios para o financiamento de projetos e programas de economia solidária. O CEES tem a participação de representantes públicos com dez assentos, entidades de apoio e fomento à economia solidária, com cinco assentos e os empreendimentos de economia solidária – principais beneficiários das políticas que serão elaboradas, discutidas e postas em prática.

Tag: , , , , , ,