PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 10/05/2016

Setrab e Prefeitura de Paracambi inauguram unidade do SINE

Secretaria e município da Região Metropolitana fazem parceria para oferecer confecção de Carteira de Trabalho, entrada no Seguro-Desemprego e Intermediação de Mão de Obra no Centro da cidade

Entrada do SINE de Paracambi (Foto: Setrab)

O Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab – http://www.rj.gov.br/web/setrab), em parceria com a Prefeitura de Paracambi -, inaugura, nesta terça-feira (10/05), a unidade do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ) no município da Região Metropolitana. O posto inicia, a partir das 11 horas, na Rua Coronel Othon, 345, Centro da cidade, o atendimento para confecção de Carteira de Trabalho, entrada no Seguro-Desemprego e Intermediação de Mão de Obra.

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, explicou que a Setrab, juntamente com o município, investiu na gestão direta, com funcionários qualificados e que isso proporcionará um maior benefício ao cidadão que procurar a unidade. “O servidor tem que ser treinado para atender a intermediação de mão de obra, seguro desemprego e carteira de trabalho. São atividades diferenciadas que exigem conhecimento. Com isso, garantimos os 13 postos dentro da capital e outros 19 nas demais regiões do estado”, afirmou o secretário.

 

SINE NO INTERIOR DO ESTADO

 

A Secretaria está viabilizando a reabertura dos postos do SINE-RJ no interior do Estado em parceria com as Prefeituras.  A Setrab dá o aporte logístico (Treinamento e capacitação de servidores para uso das ferramentas do setor;  internet e link de transmissão; elaboração de normas e procedimentos; avaliação de atividades) e os municípios cedem os funcionários e, em alguns casos, o espaço. Existem negociações para reabertura de outras unidades que terão o funcionamento divulgado à medida que as parcerias forem fechadas.

 

Intermediação de Mão de Obra

 

O serviço de intermediação de mão de obra visa aproximar a oferta de trabalho de quem procura emprego. Através das agências estaduais de Trabalho e Renda, distribuídas em todo o estado, o trabalhador tem a oportunidade de conquistar uma vaga de acordo com seu perfil profissional.

Já o empregador, tem um excelente banco de dados para disponibilizar suas vagas e encontrar o profissional ideal conforme o perfil de sua empresa.

 

Seguro-desemprego

 

O seguro-desemprego garante ao trabalhador demitido sem justa causa o recebimento do benefício temporário. Para os 13 postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ), na capital, o trabalhador deverá usar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). As unidades funcionam de 8h30 até às 17 horas.

Os 19 postos distribuídos nas demais regiões funcionam com o sistema de pronto atendimento, por ordem de chegada. Como alerta ao usuário, a Secretaria informa que todo serviço é totalmente gratuito.

A Secretaria atende, ainda, em cinco unidades do Rio Poupa Tempo (sendo três no Rio de Janeiro, uma em São João de Meriti e outra em São Gonçalo). Estas já estão funcionando pelo SAA do MTPS com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/).

Como Requerer?

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os dois últimos contracheques.

Confira a relação de documentos que deve ser apresentada:

– Guias do seguro-desemprego conforme Resolução CODEFAT nº 736 (Empregador Web)

– Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);

– Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;

– Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.

– Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;

– Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).

– Comprovante de residência.

– Comprovante de escolaridade.

 

Carteira de Trabalho

 

O documento pode ser expedido em qualquer um dos Postos do Sine/RJ, distribuídos pelo Estado do Rio. Basta comparecer munido de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista, uma foto 3×4 recente e colorida e ser maior de 14 anos.

Para os 13 postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ), na capital, o trabalhador deverá usar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). As unidades funcionam de 8h30 até às 17 horas.

Os 19 postos distribuídos nas demais regiões funcionam com o sistema de pronto atendimento, por ordem de chegada. Como alerta ao usuário, a secretaria informa que todo serviço é totalmente gratuito.

A Setrab atende, ainda, em cinco unidades do Rio Poupa Tempo (sendo três no Rio de Janeiro, uma em São João de Meriti e outra em São Gonçalo). Todas funcionando pelo SAA do MTPS com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). A lista dos das unidades SINE/Setrab podem ser encontradas no link:http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=164788.

 

Tag: , , , , , ,