Rock in Rio assegura direito dos trabalhadores
Coordenadores do festival apresentaram protocolo de ações trabalhistas no evento garantido os direitos dos contratados para atuarem no festival

Secretário Arolde de Oliveira juntamente com a equipe da Setrab em reunião com Roberto Medina (Foto: Setrab)
Em um encontro realizado na manhã de terça-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), no Centro do Rio, o empresário e Vice-Presidente do Rock In Rio, Rubem Medina, e o Coordenador de Operações do festival, Marcio Cunha, entregaram ao secretário Arolde de Oliveira um protocolo de medidas a serem praticadas na área de trabalho. Durante a reunião também foram discutidas ações que serão realizadas em parceria visando os shows, que acontecem nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26, 27 de setembro de 2015, no Parque dos Atletas, Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.
Entre as informações apresentadas pelos idealizadores do evento, estão os compromissos de “não contratação de trabalhadores com idade inferior a 18 anos; a exigência de carteira de vacinação, principalmente para aqueles que atuam na área de saúde e com alimentos; a existência de uma empresa, exclusivamente, para aplicar a política de segurança e saúde do trabalho; treinamento dos trabalhadores envolvidos no festival”, entre outras medidas.
O secretario Arolde de Oliveira afirmou que a reunião foi muito proveitosa pelo que representa o Rock In Rio para o Rio de Janeiro, principalmente por ser um polo de geração de emprego e renda. “O encontro foi proveitoso, mostra o compromisso na relação trabalhista e na qualificação de mão de obra, onde atuaremos como parceiros”, explicou.
Com 30 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por uma série de razões. Das quatorze edições anteriores, cinco ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014) e três na Espanha (2008, 2010 e 2012).
Em 2015, o Rock in Rio acontecerá em Las Vegas, EUA, em maio, pela primeira vez. Em setembro, a sexta edição no Brasil acontecerá na Cidade do Rock. Combinando todas as edições já realizadas, mais de 7,5 milhões de pessoas já participaram do evento.
Outro número que não para de crescer é o das redes sociais, nas quais o Rock in Rio está quebrando recordes com mais de 11 milhões de seguidores. Em termos de atrações, somando-se as edições brasileiras, portuguesas e espanholas, mais de 1.274 atrações musicais se apresentaram nos palcos do Rock in Rio, com um total de 1.200 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo, pela TV e Internet.