Projeto de Lei promove desenvolvimento da insdústria farmacêutica nacional
Relator da proposta, Arolde de Oliveira apresentou parecer favorável à aprovação do PL que visa desenvolver o setor farmacêutico no Brasil

Arolde de Oliveira apresentou seu relatório com parecer favorável ao PL 1397/2011 (Foto: Gustavo Lima)
O deputado Arolde de Oliveira apresentou seu voto favorável ao Projeto de Lei nº 1.397/11 que institui a Política Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Farmacêutico. Relator da proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), o parlamentar concordou com a proposta, de autoria do deputado Eleuses Paiva (PSD-SP), que tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor farmacêutico em todo o Brasil.
O relator acredita que é importante diminuir a dependência brasileira das indústrias farmacêuticas internacionais, que hoje abastecem 83% do nosso mercado. “Como em outras áreas, a indústria farmacêutica depende dos importados: a produção nacional abastece apenas 17% da demanda, situação agravada pelo fato de que 95% dos princípios ativos consumidos no Brasil são oriundos do exterior”, afirmou Arolde, que também ressaltou o saldo negativo que a importação de remédios deixa na economia. “Essa dependência faz o setor perder cerca de US$ 10 bilhões por ano”, concluiu.
Com o investimento em pesquisas, a proposta também visa beneficiar os profissionais do setor. Hoje farmacêuticos brasileiros trabalham fora do país, porque os salários e carreiras oferecidos no exterior são melhores do que os praticados aqui.
Porém, para os parlamentares, o objetivo principal é de que todas as pessoas possam ter acesso aos melhores remédios. “A falta de remédios é um dos fatores que acentua as desigualdades sociais brasileiras, pois só os ricos têm acesso aos medicamentos de ponta, excluindo a maior parte da população que precisa de remédios em seus tratamentos de saúde”, finalizou Arolde. A matéria está pronta para ser votada na comissão, que está suspensa em virtude da votação do PLN 36.
(Redação)
Tag: Arolde de Oliveira, CCTCI, Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Deputado Federal, desenvolvimento, Eleuses Paiva, fármacos, Indústria Farmacêutica, pesquisa, Política Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Farmacêutico, Projeto de Lei nº 1.397/11, Relator, remédios