PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 13/09/2013

Mensalão: PEC 10 pode aumentar ainda mais as chances de impunidade

Deputado defende mudança no texto da PEC para não abrir brecha para mensaleiros

Deputado propõe alteração do texto da PEC 10/2013 para evitar manobra jurídica em casos como o do Mensalão. (Foto: Gustavo Lima)

O fim do foro privilegiado é um dos temas que esteve na linha de frente das manifestações populares nas ruas de todo país no último mês de junho. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 10/2013 vem carregada da revolta popular contra a impunidade de autoridades, porém, para o deputado Arolde de Oliveira, um item do texto pode piorar ainda mais a falta de rigor da justiça contra agentes públicos corruptos.

“Eu quero alertar para a armadilha que pode estar contida na PEC. Caso aprovada, todos os processos que tramitam no Judiciário serão interrompidos e devolvidos à primeira instância”, disse Arolde em discurso no plenário da Câmara. O deputado alertou que, dessa forma, os julgamentos iriam durar mais 5 ou 10 anos e os suspeitos jamais pagariam suas penas.

“voltarão todos à primeira instância, lá onde só os pobres são condenados, e reiniciarão a tramitação com novas defesas, novos recursos, novos embargos, e tudo mais que retarda os julgamentos e garantem a impunidade”, protestou.

Solução

No momento em que o STF está julgando os embargos infringentes dos condenados pelo Mensalão – medida que, se aprovada, levará a um novo julgamento – Arolde sugere uma pequena alteração do texto para que a proposta atenda aos desejos do povo. “Esta armadilha pode ser desarmada com um artigo na própria emenda, dando-lhe validade, apenas, para os novos processos, isto é, todos os processos que já tramitam com foro especial continuarão fora dos efeitos da PEC”, sugeriu o deputado federal do PSD.

 

Tag: , , , , , , , ,