PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 18/10/2013

Congresso discute a liberdade de imprensa no Brasil

43ª Assembleia Geral da AIR reúne autoridades de governo e empresas de radiodifusão na Barra

O presidente da ABERT, Daniel Slavieiro; o novo presidente da AIR, Alexandre Jobim e o deputado federal Arolde de Oliveira na abertura do 43º Congresso da AIR (Foto: Sylvio Netto)

O ano de 2013 foi considerado um ano sombrio para a liberdade de imprensa no Brasil. Neste ano, o número de incidentes de violência contra jornalistas e órgãos de imprensa cresceu mais % (de XX em 2013 para XX até outubro do corrente). Os dados completos da pesquisa estão sendo apresentados na 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), órgão que reúne dirigentes de associações de rádio e televisão das três Américas e da Europa.

O evento internacional copromovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) desembarcou no Rio de Janeiro na última segunda-feira, 14, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. “A AIR representa um bastião de resistência diante das agressões à liberdade de expressão”, disse o deputado federal Arolde de Oliveira, que representou a Comissão de Ciência Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

As manifestações de rua do mês de junho foram um dos temas mais debatidos na abertura do evento. A sessão solene de abertura, além do parlamentar do PSD, contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernando; do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e seu vice, Luiz Fernando Pezão; e do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. A assembleia elegeu também o brasileiro Alexandre Jobim como novo presidente da entidade. A última vez que um brasileiro presidiu a AIR foi há 22 anos atrás com Luiz Eduardo Borgeth.

(Redação)

Tag: , , , , , , , , , , , ,