Comissão aprova relatório de Arolde sobre reabastecimento de carros elétricos
Deputados discutiram de que maneira a energia elétrica para carros poderá ser vendida no varejo

Arolde de Oliveira, do PSD, quer que o comércio do varejo sirva como trampolim para os carros elétricos (Foto: Arquivo Câmara)
Os carros híbridos, ou seja, que usam tanto os combustíveis convencionais como também a energia elétrica, já são uma realidade na indústria automobilística. Mas, nas ruas brasileiras são raros. Por isso, a Câmara dos Deputados está debatendo o projeto de lei (PL 3895/2012) que vai regulamentar a venda de energia elétrica para reabastecer os veículos.
Diferente da gasolina, o acesso à energia elétrica é simples e a revenda da eletricidade para os carros em postos de combustível pode alavancar a produção dos veículos mais limpos. Pelo menos é o que acha o deputado Arolde de Oliveira, relator da matéria. “Trata-se de uma medida que visa facilitar o recarregamento dos carros. Além de ser a energia limpa esse é o futuro dos transportes urbanos”, defendeu o deputado.
O principal ponto defendido é que ao permitir que o revendedor varejista possa produzir a energia elétrica que comercialize, a medida possa impulsionar o investimento em energia limpa. “É possível vislumbrar, por exemplo, o desenvolvimento de uma estação de carregamento de veículos elétricos cuja fonte é a energia eólica, produzida no próprio local”, votou Arolde.
O projeto de lei que pretende autorizar a revenda do varejo da energia elétrica para o reabastecimento foi discutido em Audiência Pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, a pedido dos deputados Arolde de Oliveira e Izalci. Estiveram presentes o diretor de Energia do Ministério de Minas e Energia, Marcos Franco Moreira; o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antônio de Calcagnotto; Vinicius de Souza Teixeira, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); e Celso Ribeiro Barbosa de Novais, Chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu Binacional.
Tag: Arolde de Oliveira, Carros Híbridos, Ciência e Tecnologia, Combustíveis, Comissões, Comissões Parlamentares, Eletricidade, Gasolina, Ministério de Minas e Energia, petróleo, Sustentabilidade, Viação e Transporte