Câmara aprova Moção de Repúdio a governo boliviano
Episódio envolvendo o Ministro Celso Amorim e revista não autorizada a avião da FAB causou polêmica.

Avião com o Ministro da Defesa, Celso Amorim, foi revistado por cães farejadores sem a autorização do governo brasileiro. (Foto: Agência Brasil)
O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, determinou na última semana a publicação no Diário Oficial de uma Moção de Repúdio da Casa legislativa ao episódio da revista não autorizada feita pelo governo do presidente boliviano Evo Morales aos aviões da Força Aérea Brasileira que transportavam o Ministro da Defesa, Celso Amorim, ocorrida em 2012. A moção foi a resposta a um requerimento do Deputado Arolde de Oliveira, junto com deputado Jair Bolsonaro, (RIC 3346 e 3447/2013) pela invasão de território nacional e um desrespeito à soberania nacional. O episódio ocorreu em Santa Cruz de La Sierra, em 3 de outubro de 2012 por suspeita de que o senador boliviano, Roger Pinto Molina, opositor ao governo Morales e refugiado na embaixada brasileira em La Paz, estivesse a bordo. “Declaramos formalmento o nosso repúdio ao fato, já que o governo Morales se utilizou de cães farejadores para fazer tal revista, um procedimento utilizado no combate ao tráfico de drogas”, assina o requerimento. A Moção deve ser publicada nesta semana, após o fim do recesso. (Redação)
Tag: América Latina, Arolde de Oliveira, Bolívia, Câmara dos Deputados, Celso Amorim, Dilma Rousseff, Evo Morales, FAB, Henrique Alves, Itamaraty, Moção de Repúdio