PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 13/06/2013

ANAJURE envia Parecer ao Congresso Nacional sobre PL da ONGs

Projeto de Lei quer que as instituições prestem contas ao Governo sobre os investimentos.

Deputado defende mais transparência nos gastos e investimentos em ONGs. (Heleno Rezende)

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), entregou um parecer jurídico a respeito do Projeto de Lei 2035/2011, de autoria do deputado Arolde de Oliveira.  O projeto requer que a prestação de contas por parte de Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições privadas sejam publicadas em jornais de grande circulação, ao menos uma vez por ano, e na internet bimestralmente. De acordo com o parecer, que tem caráter técnico-jurídico, a ANAJURE aprovou integralmente o projeto.

Em sua defesa do projeto na Câmara, o Deputado Arolde alertou que o mecanismo de repasse de recursos a ONGs e instituições privadas é utilizado hoje recorrentemente como uma forma de desvio de recursos do erário. Por esse motivo, segundo o PL, a prestação de contas deve ser detalhada. As instituições que descumprirem estão passíveis de ter o fornecimento dos recursos interrompido.

Para o deputado Arolde Oliveira, o projeto possibilitará a verificação da real necessidade da existência de algumas ONGs. “O projeto vai poder acompanhar as atividades que elas desempenham. Muitas destas ONGs não tem como comprovar o destino dos recursos, isso já trará uma economia de bilhões de reais que eram tirados dos cofres do orçamento para instituições que não cumprem seu propósito e não trazem nenhum benefício para a sociedade”, explica. Segundo o parlamentar, existem rumores de que ONGs na Amazônia estariam se ocupando em contrabando de riquezas minerais e biodiversidade.

(Portal ANAJURE/Redação)

Tag: , , , , , , , ,