Arolde inaugura Escola de Alfabetização de Operários
Projeto da MRV Engenharia prevê formação de alunos no primeiro nível do Ensino Fundamental e para egressos do Sistema Penal
O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, representando o Governador Luiz Fernando Pezão, inaugurou, na última sexta-feira, 17, a 100º Escola de Alfabetização de Operários da Construção Civil da MRV Engenharia, em Parada de Lucas, Zona Norte do Rio de Janeiro. No local, 50 trabalhadores serão alfabetizados e capacitados para funções na Construção Civil. O projeto também contempla egressos do Sistema Penal que, após a formação, terão oportunidade de ocupar funções na empresa e no mercado de trabalho.
A Escola Nota 10, projeto de alfabetização dos trabalhadores da Construção Civil da MRV, existe há dois anos e tem parceria formada na área pedagógica com o Serviço Social da Indústria (SESI). O programa prevê a formação dos trabalhadores no primeiro nível do ensino fundamental, além de capacitá-los para progressão dentro da carreira. Durante o evento, também foi inaugurada uma escola de capacitação para um grupo de 25 ex-detentos que receberão formação para atuar como pedreiros. Os egressos são indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado.
Arolde parabenizou a MRV e afirmou que ele próprio é um exemplo de que o estudo pode mudar a vida das pessoas. O secretário afirmou que é hoje o reflexo do esforço feito pelo próprio pai para que ele, Arolde, e os irmãos pudessem estudar.
“Fui engraxate e vendedor ambulante. Mas resolvi perseverar nos estudos. Esta é uma porta que se abre para a liberdade. Quem não tem conhecimento está submetido à mais cruel das escravidões”, disse ele. “Fico muito feliz de estar aqui em nome do nosso governador, para testemunhar esta ação. A sociedade agradece à MRV por esta atitude educacional e social”, destacou o secretário.
Estiveram presentes, além do secretário, a subsecretária estadual de Administração Penitenciária, representando o secretário Erir Costa Filho; o assessor especial da Secretaria Estadual do Trabalho, Celso Cortat; a coordenadora de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Maria Luíza Mendonça; a subsecretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Kátia Perobelli; a assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Pinto, representando o secretário municipal; o representante do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro, Roberto de Assis Almeida, em nome da presidente Maíra Fernandes; a diretora de exclusão social do Tribunal de Justiça, Marilena Lemos Silv, juntamente com a equipe do TJ; o presidente do Sinduscon-RJ, Roberto Kauffmann; o diretor executivo do Sinduscon-RJ, Antonio Carlos Mendes; o superintendente do Seconci- RJ, Sérgio Paiva; o presidente do Instituto Nélson Mandela, José Carlos Brasileiro, além da equipe do Sesi formada pela coordenadora Maria Koblitz e Daniele Costa além do diretor da MRL/MRV, Ricado Blas.
(SeTrab/Redação)
Tag: Alfabetização, Arolde de Oliveira, Educação, Governo do Estado, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, MRV Engenharia, Parada de Lucas, Pezão, Secretaria de Trabalho e Renda, SeTrab, Sistema Prisional, Trabalho e Renda