Comissão aprova PL que reduz impostos da indústria farmacêutica
Gastos do Governo poderão diminuir com o Projeto de Lei que incentiva a produção de fármacos no Brasil

Arolde de Oliveira deu seu voto de aprovação como redator do PL que incentiva produção de fármacos no Brasil (Foto: Gustavo Lima)
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou o Projeto de Lei nº 1397/11 que institui a Política Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do setor farmacêutico. O PL dará incentivos e desonerações fiscais para empresas nacionais que incentivem a pesquisa científica, a intenção é que a indústria nacional consiga dominar todo o processo de produção de fármacos. A proposta é de autoria do deputado federal Eleuses Paiva (DEM/SP).
O relator do PL, deputado Arolde de Oliveira, votou em favor dos benefícios que o crescimento da indústria farmacêutica nacional pode trazer para a sociedade, inclusive ao próprio governo. “Esses produtos importados tem preços muito altos. Na medida em que nós produzimos no Brasil, com tecnologia nossa, os custos vão cair e nós vamos ter um alcance social maior para os fármacos”, declarou.
Veja o vídeo completo aqui:
O projeto prevê ainda a criação de um plano diretor para orientar o trabalho do governo, de empresas, de centros e institutos tecnológicos e de universidades com a garantia de captação de recursos. Também será instituído um fórum de consulta, convocado pelo Conselho Nacional de Saúde, para aprovar as medidas desse plano diretor. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
(Redação/Agência Câmara)
Tag: Arolde de Oliveira, Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Deputado Federal, Eleuses Paiva, Indústria Farmacêutica, produção de fármacos, Projeto de Lei nº 1397/11, remédios