Construção da malha cicloviária na Zona Norte
RIO – A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) deve anunciar, no início da próxima semana, a data para o início da construção da malha cicloviária na Zona Norte. De acordo com o secretário Arolde de Oliveira, técnicos ainda estão analisando a viabilidade do Programa Rede de Ciclo-Faixas, que tem como objetivo de incentivar o uso […]
O prefeito Cesar Maia divulgou nesta sexta-feira, em seu boletim eletrônico, o projeto da primeira rota do programa. De acordo com o documento, a chamada Ciclo-faixa Barão de Mesquita vai interligar a estação de Bicicleta Pública da Praça Saens Peña à estação localizada na Rua General Canabarro, no Maracanã, e deve permitir a estruturação de outras oito ciclofaixas previstas pelo programa. A prefeitura ainda não divulgou o valor da obra, mas prefeito afirmou que se reúne ainda nesta sexta com representantes da secretaria municipal de Obras para discutir o andamento do projeto. – Pedirei que acelerem para podermos informar custo e prazos – revelou, por e-mail, o prefeito, que acredita que a construção da ciclofaixa deve ser rápida: – Será progressiva e, portanto, será rápida e simples. O decreto do prefeito foi publicado nesta sexta, no Diário Oficial do Município.
O projeto inicial prevê a implantação de novas rotas cicloviárias na Tijuca, interligando pontos de interesse comercial, de educação, de lazer e de entretenimento. O programa de incentivo prevê ainda a implantação de 12 estações de bicicletas na área da Tijuca em 15 meses. Estudos de viabilidade estão sendo realizados por técnicos da prefeitura para a implantação das seguintes rotas: Saens Peña – Quinta da Boa Vista, Saens Peña – Metrô Estácio, Saens Peña – Maracanã, Xavier de Brito – Saens Peña 1, Xavier de Brito – Saens Peña 2, Saens Peña – Vila Isabel, Vila Isabel – Maracanã e Usina-Alto da Boa Vista.