Procuradoria de São Paulo quer tirar "Deus seja Louvado" das cédulas de dinheiro.
“Deus Seja Louvado” pode ser extinto A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), de São Paulo, encaminhou o pedido à Justiça Federal para a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro. A tentativa não é inédita e os argumentos utilizados é que o Estado brasileiro é laico e não deve estar […]
![]() |
“Deus Seja Louvado” pode ser extinto |
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), de São Paulo, encaminhou o pedido à Justiça Federal para a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro. A tentativa não é inédita e os argumentos utilizados é que o Estado brasileiro é laico e não deve estar vinculada a nenhuma manifestação religiosa.
A inclusão da expressão nas notas emitidas no país aconteceu em 1986, como uma determinação do presidente José Sarney. Em 1994, com o início do Plano Real, foi mantida por opção do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que dizia ser “tradição da cédula brasileira”. Para o Deputado Arolde de Oliveira, “a frase se apoia no preâmbulo da Constituição Federal que afirma que ela foi promulgada sob a proteção de Deus”, disse o parlamentar que já apresentou um Projeto de Lei, em 1990, que buscava institucionalizar a tradição nas cédulas. O processo foi arquivado.
A tentativa não é inédita, lembra o parlamentar. “Tivemos, na época da Constituinte, uma grande polêmica com relação ao preâmbulo, ficando decidido que os nossos trabalhos seriam iniciados com a expressão ‘sob a proteção de Deus'”, recordou o parlamentar. (Terra/Redação)
Tag: Arolde de Oliveira, Banco Central, Blog, Constituição Federal, Constituinte, Deputado Arolde de Oliveira, Deus Seja Louvado, FHC, José Sarney, Projeto de Lei