PRINCIPAIS NOTÍCIAS

mask
De: 06/08/2014

Índios pedem socorro contra mortalidade infantil

Taxa de crianças mortas entre indígenas é compatível com as piores do mundo

A pequena Kaialu Xavante fez parte da comitiva indígena que foi recebida pelo Deputado Arolde de Oliveira em seu gabinete. (Assessoria)

A pequena Kaialu Xavante fez parte da comitiva indígena que foi recebida pelo Deputado Arolde de Oliveira em seu gabinete. (Foto: Assessoria)

O Deputado Federal Arolde de Oliveira recebeu, na última terça-feira (5), índios das etnias Kamayurá e Terena. O grupo está em Brasília em busca de apoio parlamentar na luta contra a alta taxa de mortalidade infantil que assola as tribos do Vale do Javari, Yanomami, Xavante e Kayapó do Pará.

Esse problema não é de agora, pois em Nota Técnica emitida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESI), está registrado que em 2009 a taxa de mortalidade infantil entre os nativos aldeados já era de alarmantes 43,6 a cada mil nascidos vivos. Já para o mesmo período, a mesma taxa para os demais brasileiros era de 14,7 a cada mil nascidos vivos. Segundo os líderes das etnias, a situação só piorou nos últimos cinco anos.

Para enfrentar o problema o Deputado Arolde de Oliveira já emitiu o requerimento nº 4159/2014 ao Ministério da Defesa pedindo informações sobre o registro de mortalidade de crianças indígenas em hospitais militares, após a líder Lili Terena sugerir a ação para ajudar os indígenas: “Vou requerer um amplo debate sobre a mortalidade infantil indígena no Brasil”, afirmou o deputado.

(Redação)

Tag: , , , , , , ,